Fígado
Coleção: 2
Função:
Secretar a bile, armazenar glicose, produzir proteínas nobres, desintoxicar o organismo, sintetizar o colesterol, filtrar micro-organismos, transformar amônia em ureia.
Descrição
O fígado é um órgão grande, posicionado do lado direito, abaixo do diafragma. É dividido em lobos: direito, esquerdo, caudado e quadrado. Os lobos direito e esquerdo estão separados por uma prega de peritônio parietal chamada ligamento falciforme, que prende o fígado à parede abdominal anterior. Na margem livre do ligamento falciforme encontra-se um cordão fibroso chamado ligamento redondo, o qual representa o resto da veia umbilical do feto que transportava sangue da placenta para o fígado. O ligamento falciforme continua na face superior do fígado com o ligamento coronário, uma dobra no peritônio parietal que prende o fígado a face inferior do diafragma. Esse ligamento é formado de camadas anterior e posterior que se juntam em suas margens laterais pelos ligamentos triangulares direito e esquerdo.
Este órgão recebe sangue de duas fontes: a artéria hepática, que transporta sangue oxigenado proveniente da aorta, e a veia porta hepática, que transporta sangue com elevada concentração de nutrientes, proveniente do trato digestivo , do pâncreas e do baço. Aproximadamente 1500 ml de sangue atravessam o fígado a cada minuto, dos quais 1100 ml chegam pela veia porta hepática e 400 ml pela artéria hepática.
O fígado é composto por inúmeros compartimentos hexagonais chamados lóbulos hepáticos. Nos cantos desses compartimentos encontra-se um ramo da veia porta hepática, um ramo da artéria hepática, e um dúctulo biliar, constituindo a tríade hepática. Esses lóbulos são formados de fileiras de células cuboidais irradiando para fora a partir de uma veia central (centrolobular) que drena na veia hepática.